Os Significados do Direito ao Desenvolvimento a partir da Ordem Econômica Constitucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51696/resede.e2105

Palavras-chave:

Direito, desenvolvimento, direito ao desenvolvimento, Constituição da República, ordem econômica

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar as acepções fundamentais do direito ao desenvolvimento a partir da ordem econômica constitucional. A análise é realizada a partir da concepção de direito ao desenvolvimento consagrada nos ideais da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CR/88) e da obra “A ordem econômica na Constituição de 1988”, de Eros Grau, referência essencial para o estudo do Direito Econômico no Brasil. O trabalho se justifica na medida em que o direito ao desenvolvimento assume concepções e conteúdos distintos em cada um dos Estados nacionais pelos quais é recepcionado, sendo que alguns países sequer o compreendem e o reconhecem enquanto um direito. No caso brasileiro, o direito ao desenvolvimento emerge também da ordem econômica inscrita na Constituição, que, segundo Eros Grau, representa um importante instrumento de transformação e aprimoramento do mundo e da economia real. Assim, de acordo com o autor de referência deste trabalho, tem-se que a constituição econômica brasileira de 1988 foi desenhada como modelo econômico de bem-estar. A ideia central do presente artigo é a de, portanto, identificar os sentidos fundamentais do direito ao desenvolvimento a partir da ordem econômica constitucional e da referida obra de Eros Grau, de modo que se possa compreender seus significados e seu conteúdo material. Metodologicamente, a presente pesquisa utiliza o método de abordagem dedutivo, partindo-se das premissas teóricas para verificar se e como as mesmas encontram respaldo na no texto constitucional e, com isto, cumprir o objetivo apresentado, sem perder de vistas a perspectiva crítica acerca do fenômeno estudado. Quanto às técnicas de pesquisa, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental. A contribuição oferece, pela análise, um referencial teórico para o estudo do direito ao desenvolvimento numa perspectiva mais ampla e sistemática, vez que pretende qualificar o direito ao desenvolvimento a partir de seus sentidos mais fundamentais extraídos da ordem econômica constitucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reshad Tawfeiq, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Professor Adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Advogado.

Referências

ANJOS FILHO, Robério Nunes dos. Direito ao desenvolvimento. São Paulo: Saraiva, 2013.

AZEVEDO, Marcelo Tobias da Silva; CLARK, Giovani. Direito ao desenvolvimento: reflexões a partir do direito econômico sobre o desenvolvimento sustentável. Revista Direito & Desenvolvimento. João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 72-87, jul./dez. 2019.

BERCOVICI, Gilberto. Constituição econômica e desenvolvimento: uma leitura a partir da Constituição de 1988. São Paulo: Malheiros, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Desenvolvimento e crise no Brasil. 13. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Constituição da República Portuguesa Anotada. 2. ed. Coimbra: Coimbra Editora, 1984.

CLARK, Giovani. CORRÊA, Leonardo Alves. NASCIMENTO, Samuel Pontes do. Constituição Econômica Bloqueada: impasses e alternativas. Teresina: Edufpi, 2020.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988: interpretação e crítica. 19. ed. São Paulo: Malheiros, 2018.

NUSDEO, Fábio. Curso de economia: introdução ao direito econômico. 9. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

PERRONE-MOISÉS, Claudia. Direito ao desenvolvimento e investimentos estrangeiros. São Paulo: Oliveira Mendes, 1998.

RISTER, Carla Abrantkoski. Direito ao desenvolvimento: antecedentes, significados e consequências. Rio de Janeiro: Renovar, 2007.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 33. ed. São Paulo: Malheiros, 2010.

SOARES, Inês Virgínia Prado. Direito ao desenvolvimento e justiça de transição: conexões e alguns dilemas. In: PIOVESAN, Flávia; SOARES, Inês Virgínia Prado (Coord.). Direito ao desenvolvimento. Belo Horizonte: Fórum, 2010.

SOUZA, Washington Albino Peluso de. Primeiras linhas de direito econômico. 6ª ed. 2ª Tiragem. São Paulo: LTR, 2017.

Downloads

Publicado

28.03.2023

Como Citar

TAWFEIQ, R. Os Significados do Direito ao Desenvolvimento a partir da Ordem Econômica Constitucional. Revista Semestral de Direito Econômico, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. e2105, 2023. DOI: 10.51696/resede.e2105. Disponível em: http://resede.com.br/index.php/revista/article/view/72. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos