Constituição Econômica e Constituição Simbólica

sugestões sobre a ideologia constitucional

Autores

Palavras-chave:

Constituição, Constituição simbólica, ideologia, ideologia constitucionalmente adotada

Resumo

Este trabalho propõe uma aproximação crítica entre o conceito de ideologia constitucionalmente adotada, próprio do direito econômico, e as interpretações da sociologia do direito, especialmente o conceito de constituição simbólica, por meio de uma pesquisa bibliográfica transdisciplinar. A pretensão articulada é de expor insuficiências da primeira noção, a partir da convergência de problemáticas entre os dois campos teóricos mencionados. A constitucionalização simbólica revelaria a expressão sociológica do esforço de concordância entre direito e economia que o direito econômico busca na noção de ideologia constitucionalmente adotada, concordância que se vê esgarçada quanto maior for o efeito simbólico-ideológico do texto constitucional. Esta circunstância estaria ampliada a partir da experiência constitucional desde 1988, na qual a pluralidade de eixos axiológicos da constituição econômica teria maximizado os compromissos dilatórios do texto constitucional positivado. Com relação à noção de pluralismo produtivo, outras questões surgem. De um lado, a dificuldade estrutural em promover as mudanças sociais necessárias no nível da organização societária. De outro, estes mesmos obstáculos estruturais indicam a inviabilidade da hegemonia neoliberal para o sucesso axiológico normativo da Constituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CLARK, Giovani. et. al. IDEOLOGIA CONSTITUCIONAL E PLURALISMO PRODUTIVO. Rev. Fac. Direito UFMG, Número Esp. em Memória do Prof. Washington Peluso Albino de Souza, p. 265-300, 2013.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 6ª ed. São Paulo: Contracorrente, 2020.

_________. Democracia e desenvolvimento: A transformação da Periferia e o Capitalismo Monopolista da Era Atual. São Paulo: Hucitec, 1994.

_________. Fundamentos empíricos da explicação sociológica. 2ª ed. São Paulo: Editora Nacional, 1972.

GONÇALVES, Guilherme Leite; VILLAS BÔAS FILHO, Orlando. Teoria dos sistemas sociais: direito e sociedade na obra de Niklas Luhmann. p. 115. São Paulo: Saraiva, 2013.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 14ª ed. São Paulo: Malheiros, 2010.

MESZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo Boitempo, 2011.

NEVES, Marcelo. A Constitucionalização Simbólica. São Paulo: Acadêmica, 1994.

_________. Constituição e Direito na Modernidade Periférica: uma abordagem teórica e uma interpretação do caso brasileiro. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SOUZA, Washington Peluso Albino de. A experiência brasileira de Constituição Econômica. Revista de Informação Legislativa. Brasília, ano 26, nº 102, abr./jun., p. 21-48, 1989.

_________. O princípio da “ambiguidade” na configuração legal da ordem econômica. Revista da Faculdade de Direito da UFMG, n. 21 out, 1956.

Downloads

Publicado

09.04.2021

Como Citar

RIBAS FILHO, J. L. A. Constituição Econômica e Constituição Simbólica: sugestões sobre a ideologia constitucional. Revista Semestral de Direito Econômico, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. e0104, 2021. Disponível em: http://resede.com.br/index.php/revista/article/view/19. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático