Relações Entre o Direito e a Economia

a formação do preço a partir da lente do Direito Econômico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51696/resede.e3102

Resumo

O artigo analisa a formação jurídica do preço sob a ótica do Direito Econômico, considerando-o como um instrumento de regulação social e econômica, e não apenas como resultado de mecanismos de mercado. Parte-se da crítica à ficção da “natureza das coisas”, enfatizando a oscilação como característica estrutural do preço e a influência do Estado na sua fixação, direta ou indireta. São examinados elementos como oferta, demanda, custos e expectativas sociais, compreendidos no contexto constitucional e na função social do preço. Ao problematizar a ideia de neutralidade econômica, o trabalho evidencia o papel das políticas públicas e do monopólio (público ou privado) na formação do preço, vinculando-o a questões de justiça distributiva e controle econômico. O objetivo é demonstrar que o preço, longe de ser um dado puramente técnico, reflete uma expressão normativa e política de poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Gehrke, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando (UFRGS), Mestre em Direito Econômico (UFRGS), Especialista em Direito Público (UCS), Bacharel em Direito (UFRGS). Advogado.

Downloads

Publicado

19.11.2025

Como Citar

GEHRKE, T. Relações Entre o Direito e a Economia: a formação do preço a partir da lente do Direito Econômico. Revista Semestral de Direito Econômico, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. e3102, 2025. DOI: 10.51696/resede.e3102. Disponível em: http://resede.com.br/index.php/revista/article/view/122. Acesso em: 30 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos